Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Comentários que fiz da tarefa-3 biologia

http://marianacarlotto.blogspot.com/

tarefa 3- biologia

Ecologia é a parte da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, como as suas recíprocas influências. É também, o ramo das ciências humanas que estuda a estrutura e o desenvolvimento das comunidades humanas em suas relações com o meio ambiente e sua conseqüente adaptação a ele, assim como novos aspectos que os processos tecnológicos ou os sistemas de organização social possam acarretar para as condições de vida do ser humano.
            Hoje em dia vivemos uma crise ambiental, os problemas ambientais vividos no mundo hoje, são conseqüência direta da intervenção humana no planeta e nos ecossistemas, causando desequilíbrios ambientais no planeta, comprometendo a vida. Toda crise tem suas conseqüências, caso contrario, não seria uma crise. E o pior de tudo é que a crise ambiental traz danos irreversíveis.
A conseqüência mais nítida dessa crise resume-se em aquecimento global, efeito estufa, que é a elevação da temperatura da terra em razão do alto nível de liberação de dióxido de carbono (CO2), entre outros gases. Esse aquecimento global vem causando aumento de temperatura, derretimento das geleiras do Ártico, levando consigo a extinção de inúmeras espécies de animais que vivem na região, como é o caso do urso-polar ártico que está sujeito a desaparecer até o próximo verão de 2040, se o aquecimento se prolongar. É também notória a escassez de água potável, e a diminuição dos recursos naturais não renováveis.
Do ponto de vista ambiental o Planeta chegou quase ao ponto de não retorno. Se fosse uma empresa estaria à beira da falência, visto como se os recursos naturais fossem eternos. O poder de auto purificação do meio ambiente está chegando ao limite.
Na natureza temos os recursos renováveis e não renováveis, o fato é que, o ser humano vem acabando com ambos, não deixando com que a natureza se reponha no seu devido tempo. O homem assim está retirando da natureza mais do que ela pode dar. Existem cinco recursos ambientais críticos, nos quais são: A ameaça de esgotamento das fontes de água limpa, mudança climática, perda da biodiversidade, a poluição e a redução dos recursos energéticos.
Pode-se constatar cada vez mais as atitudes humanas estão prejudicando nossa própria espécie. O homem intoxica-se envenenando, o ar que respira a água dos rios e o solo da sua cultura com práticas agrícolas deploráveis que empobrecem a terra de forma até irrecuperável.
Pode-se verificar outras conseqüências, dentre elas a escassez de água potável; a poluição do ar, causada pela fumaça das indústrias, dos veículos e das queimadas; sofremos com as alterações climáticas; a destruição da camada de ozônio; a diminuição da área florestal: a contaminação dos alimentos e do lençol freático; sofremos também com a proliferação de doenças, etc.
A preservação do meio ambiente depende de todos: governo, educadores, empresas, ONGs, meios de comunicação e de cada cidadão. A educação ambiental é fundamental na resolução desses problemas, pois vai incentivar os cidadãos a conhecerem e fazerem sua parte, entre elas: evitar desperdício de água, luz e consumos desnecessários, como reduzir, reusar e reciclar, fazer coleta seletiva, adquirir produtos de empresas preocupadas com o meio ambiente, cobrar as autoridades competentes para que apliquem a lei, tratar o lixo e o esgoto de forma correta, proteger áreas naturais, fazer um planejamento da utilização do solo, incentivar a reciclagem entre outros.
O maior número de leis de proteção ambiental, os grandes investimentos em pesquisas e tecnologias limpas por empresas, a criação de ONGs e a participação mais ativa da sociedade são uma realidade mundial. Todos esses avanços ainda não são suficientes para salvar o planeta e as previsões são sombrias. O tema é complexo e envolve fatores políticos, econômicos, sociais e até mesmo culturais entre todas as nações e por isto a resolução do problema não é tão simples. No Brasil, está aumentando a consciência ecológica e há leis mais rígidas, mas ainda não há uma ação política efetiva nessa área. Evidente que essas atitudes estão mudando, embora lentamente. Nas campanhas eleitorais atuais alguns partidos incluíram em seus planos de governo questões ambientais.