Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de maio de 2010

tarefa 1- sociologia comentários

Comentei nos blogs de:

Tarefa 1- sociologia

           A ideologia do consumismo é produzir em massa, e dar a impressão nas pessoas de que estão adquirindo um produto de boa qualidade através da propaganda do produto, sendo assim manipuladas.
É importante ter o conhecimento de que consumo e consumismo são diferentes. No consumo as pessoas consomem para sobreviver, já no consumismo se consome pelo simples fato de sentir o prazer de consumir um tal produto e sustentar a aparência, as vezes deixando de lado até mesmo a sua qualidade, pois sendo considerado uma grife ou marca, altera o seu valor comercial. É importante ressaltar também que a mídia e propaganda e outros meios de comunicação são os grandes responsáveis pela necessidade de consumir, só que muitas pessoa não se dão conta disto, mas ela tem uma forte influencia.
          Vivemos numa sociedade onde o consumismo é a palavra chave para o sucesso. Quem tem as melhores roupas, o melhor carro, frequenta os melhores lugares e tem mais dinheiro, estes seriam os vencedores. Mas será que são vencedores mesmo? 
          Nesse sistema capitalista, onde não passamos de simples números, a nossa existência não é tão importante. Só servimos para enriquecer os grandes empresários e governo (minoria exploradora). Somos diariamente manipulados pela mídia (rádio, TV, jornal, etc.), para adquirimos determinados produtos, termos um determinado tipo de vida comprar.
Toda essa cadeia de exploração (Empresários, Mídia e Estado)  manipulam as pessoas mostrando determinadas situações em que se você tem um determinado produto, você será uma pessoa feliz e muito mais poderosa. Tudo isso gera um grande vazio e uma grande ansiedade dentro das pessoas e automaticamente buscam se satisfazer adquirido bens materiais.

          A sociedade está alienada! As pessoas tem que dar valor ao que realmente interessa. Aprender a consumir apenas o necessário para sobreviver e não consumir para se sentirem melhores que alguém. Enquanto estamos usando uma roupa de grife, bem descolada, pagando e, muitas prestações, como por exemplo R$ 600,00 em uma única peça de roupa, existem pessoas passando fome, existem crianças trabalhando para que possamos ter esse “conforto e poder”, como alguns acreditam.
          Estamos vivendo em uma cidade suja, mas ninguém percebe pois todos estão ocupados demais discutindo sobre marcas de roupas e calçados. O mundo de hoje se resume em falsidade, todos fingem ser alguém, quase ninguém tem uma personalidade própria. Estamos nos tornando cópias, e isso é exatamente o que os exploradores querem, pois assim eles terão lucros. E o que nos restará somente a cidade suja, de pessoa sem caráter e sem a sua essência.

domingo, 9 de maio de 2010

tarefa 2-comentários

http://cmilafernandes.blogspot.com/2010/05/tarefa-2-as-celulas-tronco.html#comments
http://camilamedeiros15.blogspot.com/2010/05/celulas-tronco-futura-solucao.html#comments
http://sophiaborba.blogspot.com/2010/05/tarefa-2-celulas-tronco-uma-revolucao_3401.html?

Células-tronco

Com a evolução da terapia celular, as células-tronco são um dos principais focos da pesquisa científica no mundo, com a promessa de entregar terapias para doenças que são hoje incuráveis é como se elas fossem representar o que os antibióticos representaram no século passado.
A célula tronco é um tipo de célula diferencia das demais células existentes, por possuir a capacidade de constituir diferentes tecidos no organismo, enquanto as outras só podem fazer parte de um só tecido especifico, como por exemplo, as células da pele, que só podem constituir a pele. Outra capacidade especial e diferenciada é a auto-replicação, ou seja, elas podem gerar cópias idênticas a si mesmas.
Por razão destas duas capacidades importantíssimas, as células-tronco são objeto de intensas pesquisas hoje, pois poderiam no futuro funcionar como células substitutas em tecidos lesionados ou doentes, como nos casos de Alzheimer, Parkinson e doenças neuromusculares em geral, ou ainda no lugar de células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, como no caso de diabetes.
Os cientistas trabalham com dois tipos de células tronco de seres humanos, nas quais são: As embrionárias (pluripotentes) e adultas (multipotentes), cujas as funções e características são diferentes.
As embrionárias, como o próprio nome diz, são derivadas de embriões, chamadas também de células-tronco embrionárias, derivadas de embriões  que se desenvolvem de óvulos fertilizados “ in vitro” e doados para propósitos de pesquisa com consentimento dos doadores. Eles não são derivados de óvulos fertilizados no corpo da mulher. Estes embriões tem cerca de 4 ou 5 dias de idade e são no microscópico, uma bola oca de células chamada blastocisto.
Já as adultas são células indiferenciadas encontradas entre células diferenciadas dentro de um tecido ou órgão, podem se renovar e podem se diferenciar para produzir tipos especializados. O papel primário das células-tronco adultas em um organismo vivo é manter e reparar o tecido no qual elas são encontradas. Alguns cientistas usam o termo células-tronco  somática. Diferente das embrionárias, que são definidas pela sua origem ( a camada de células interna do blastocisto), a origem das células-tronco adultas em tecidos maduros é desconhecida.
O cordão umbilical do bebê, que normalmente é descartado após seu nascimento, é extremamente valioso por ser rico em células-tronco. Essas células são mais jovens que as da medula óssea e ainda não foram expostas a fatores ambientais, efeitos do tempo e da exposição a vírus, bactérias e ao meio ambiente, que poderiam comprometer sua utilidade e capacidade de regeneração. Essas condições  garantem um poder maior de se diferenciarem e reconstruírem um tecido afetado.
Justamente por isso que os serviços de coleta e armazenamento são oferecidos e uma grande parte dos pais está optando por guardar as células-tronco do cordão de seus bebês. Assim, quando sua utilização é necessária, elas estarão imediatamente disponíveis, sem o drama das longas e buscas sem sucesso, sem falar da enorme possibilidade de rejeição.
Segundo estes estudos relacionados as células-tronco há uma enorme possibilidade das futuras gerações terem uma melhor qualidade de vida através da cura de doenças que hoje são incuráveis.
Por outro lado existe a questão que para salvar uma vida estamos automaticamente tirando a vida de um ser vivo, ainda à outra questão a ser refletida que é a religião, pois Deus nos deu à vida e somente ele poderá tira - lá. É um assunto merece muita discussão para que não haja nenhuma medida que venhamos á nos arrepender futuramente.