Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Comentários que fiz da tarefa-3 biologia

http://marianacarlotto.blogspot.com/

tarefa 3- biologia

Ecologia é a parte da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, como as suas recíprocas influências. É também, o ramo das ciências humanas que estuda a estrutura e o desenvolvimento das comunidades humanas em suas relações com o meio ambiente e sua conseqüente adaptação a ele, assim como novos aspectos que os processos tecnológicos ou os sistemas de organização social possam acarretar para as condições de vida do ser humano.
            Hoje em dia vivemos uma crise ambiental, os problemas ambientais vividos no mundo hoje, são conseqüência direta da intervenção humana no planeta e nos ecossistemas, causando desequilíbrios ambientais no planeta, comprometendo a vida. Toda crise tem suas conseqüências, caso contrario, não seria uma crise. E o pior de tudo é que a crise ambiental traz danos irreversíveis.
A conseqüência mais nítida dessa crise resume-se em aquecimento global, efeito estufa, que é a elevação da temperatura da terra em razão do alto nível de liberação de dióxido de carbono (CO2), entre outros gases. Esse aquecimento global vem causando aumento de temperatura, derretimento das geleiras do Ártico, levando consigo a extinção de inúmeras espécies de animais que vivem na região, como é o caso do urso-polar ártico que está sujeito a desaparecer até o próximo verão de 2040, se o aquecimento se prolongar. É também notória a escassez de água potável, e a diminuição dos recursos naturais não renováveis.
Do ponto de vista ambiental o Planeta chegou quase ao ponto de não retorno. Se fosse uma empresa estaria à beira da falência, visto como se os recursos naturais fossem eternos. O poder de auto purificação do meio ambiente está chegando ao limite.
Na natureza temos os recursos renováveis e não renováveis, o fato é que, o ser humano vem acabando com ambos, não deixando com que a natureza se reponha no seu devido tempo. O homem assim está retirando da natureza mais do que ela pode dar. Existem cinco recursos ambientais críticos, nos quais são: A ameaça de esgotamento das fontes de água limpa, mudança climática, perda da biodiversidade, a poluição e a redução dos recursos energéticos.
Pode-se constatar cada vez mais as atitudes humanas estão prejudicando nossa própria espécie. O homem intoxica-se envenenando, o ar que respira a água dos rios e o solo da sua cultura com práticas agrícolas deploráveis que empobrecem a terra de forma até irrecuperável.
Pode-se verificar outras conseqüências, dentre elas a escassez de água potável; a poluição do ar, causada pela fumaça das indústrias, dos veículos e das queimadas; sofremos com as alterações climáticas; a destruição da camada de ozônio; a diminuição da área florestal: a contaminação dos alimentos e do lençol freático; sofremos também com a proliferação de doenças, etc.
A preservação do meio ambiente depende de todos: governo, educadores, empresas, ONGs, meios de comunicação e de cada cidadão. A educação ambiental é fundamental na resolução desses problemas, pois vai incentivar os cidadãos a conhecerem e fazerem sua parte, entre elas: evitar desperdício de água, luz e consumos desnecessários, como reduzir, reusar e reciclar, fazer coleta seletiva, adquirir produtos de empresas preocupadas com o meio ambiente, cobrar as autoridades competentes para que apliquem a lei, tratar o lixo e o esgoto de forma correta, proteger áreas naturais, fazer um planejamento da utilização do solo, incentivar a reciclagem entre outros.
O maior número de leis de proteção ambiental, os grandes investimentos em pesquisas e tecnologias limpas por empresas, a criação de ONGs e a participação mais ativa da sociedade são uma realidade mundial. Todos esses avanços ainda não são suficientes para salvar o planeta e as previsões são sombrias. O tema é complexo e envolve fatores políticos, econômicos, sociais e até mesmo culturais entre todas as nações e por isto a resolução do problema não é tão simples. No Brasil, está aumentando a consciência ecológica e há leis mais rígidas, mas ainda não há uma ação política efetiva nessa área. Evidente que essas atitudes estão mudando, embora lentamente. Nas campanhas eleitorais atuais alguns partidos incluíram em seus planos de governo questões ambientais.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

tarefa 1- sociologia comentários

Comentei nos blogs de:

Tarefa 1- sociologia

           A ideologia do consumismo é produzir em massa, e dar a impressão nas pessoas de que estão adquirindo um produto de boa qualidade através da propaganda do produto, sendo assim manipuladas.
É importante ter o conhecimento de que consumo e consumismo são diferentes. No consumo as pessoas consomem para sobreviver, já no consumismo se consome pelo simples fato de sentir o prazer de consumir um tal produto e sustentar a aparência, as vezes deixando de lado até mesmo a sua qualidade, pois sendo considerado uma grife ou marca, altera o seu valor comercial. É importante ressaltar também que a mídia e propaganda e outros meios de comunicação são os grandes responsáveis pela necessidade de consumir, só que muitas pessoa não se dão conta disto, mas ela tem uma forte influencia.
          Vivemos numa sociedade onde o consumismo é a palavra chave para o sucesso. Quem tem as melhores roupas, o melhor carro, frequenta os melhores lugares e tem mais dinheiro, estes seriam os vencedores. Mas será que são vencedores mesmo? 
          Nesse sistema capitalista, onde não passamos de simples números, a nossa existência não é tão importante. Só servimos para enriquecer os grandes empresários e governo (minoria exploradora). Somos diariamente manipulados pela mídia (rádio, TV, jornal, etc.), para adquirimos determinados produtos, termos um determinado tipo de vida comprar.
Toda essa cadeia de exploração (Empresários, Mídia e Estado)  manipulam as pessoas mostrando determinadas situações em que se você tem um determinado produto, você será uma pessoa feliz e muito mais poderosa. Tudo isso gera um grande vazio e uma grande ansiedade dentro das pessoas e automaticamente buscam se satisfazer adquirido bens materiais.

          A sociedade está alienada! As pessoas tem que dar valor ao que realmente interessa. Aprender a consumir apenas o necessário para sobreviver e não consumir para se sentirem melhores que alguém. Enquanto estamos usando uma roupa de grife, bem descolada, pagando e, muitas prestações, como por exemplo R$ 600,00 em uma única peça de roupa, existem pessoas passando fome, existem crianças trabalhando para que possamos ter esse “conforto e poder”, como alguns acreditam.
          Estamos vivendo em uma cidade suja, mas ninguém percebe pois todos estão ocupados demais discutindo sobre marcas de roupas e calçados. O mundo de hoje se resume em falsidade, todos fingem ser alguém, quase ninguém tem uma personalidade própria. Estamos nos tornando cópias, e isso é exatamente o que os exploradores querem, pois assim eles terão lucros. E o que nos restará somente a cidade suja, de pessoa sem caráter e sem a sua essência.

domingo, 9 de maio de 2010

tarefa 2-comentários

http://cmilafernandes.blogspot.com/2010/05/tarefa-2-as-celulas-tronco.html#comments
http://camilamedeiros15.blogspot.com/2010/05/celulas-tronco-futura-solucao.html#comments
http://sophiaborba.blogspot.com/2010/05/tarefa-2-celulas-tronco-uma-revolucao_3401.html?

Células-tronco

Com a evolução da terapia celular, as células-tronco são um dos principais focos da pesquisa científica no mundo, com a promessa de entregar terapias para doenças que são hoje incuráveis é como se elas fossem representar o que os antibióticos representaram no século passado.
A célula tronco é um tipo de célula diferencia das demais células existentes, por possuir a capacidade de constituir diferentes tecidos no organismo, enquanto as outras só podem fazer parte de um só tecido especifico, como por exemplo, as células da pele, que só podem constituir a pele. Outra capacidade especial e diferenciada é a auto-replicação, ou seja, elas podem gerar cópias idênticas a si mesmas.
Por razão destas duas capacidades importantíssimas, as células-tronco são objeto de intensas pesquisas hoje, pois poderiam no futuro funcionar como células substitutas em tecidos lesionados ou doentes, como nos casos de Alzheimer, Parkinson e doenças neuromusculares em geral, ou ainda no lugar de células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, como no caso de diabetes.
Os cientistas trabalham com dois tipos de células tronco de seres humanos, nas quais são: As embrionárias (pluripotentes) e adultas (multipotentes), cujas as funções e características são diferentes.
As embrionárias, como o próprio nome diz, são derivadas de embriões, chamadas também de células-tronco embrionárias, derivadas de embriões  que se desenvolvem de óvulos fertilizados “ in vitro” e doados para propósitos de pesquisa com consentimento dos doadores. Eles não são derivados de óvulos fertilizados no corpo da mulher. Estes embriões tem cerca de 4 ou 5 dias de idade e são no microscópico, uma bola oca de células chamada blastocisto.
Já as adultas são células indiferenciadas encontradas entre células diferenciadas dentro de um tecido ou órgão, podem se renovar e podem se diferenciar para produzir tipos especializados. O papel primário das células-tronco adultas em um organismo vivo é manter e reparar o tecido no qual elas são encontradas. Alguns cientistas usam o termo células-tronco  somática. Diferente das embrionárias, que são definidas pela sua origem ( a camada de células interna do blastocisto), a origem das células-tronco adultas em tecidos maduros é desconhecida.
O cordão umbilical do bebê, que normalmente é descartado após seu nascimento, é extremamente valioso por ser rico em células-tronco. Essas células são mais jovens que as da medula óssea e ainda não foram expostas a fatores ambientais, efeitos do tempo e da exposição a vírus, bactérias e ao meio ambiente, que poderiam comprometer sua utilidade e capacidade de regeneração. Essas condições  garantem um poder maior de se diferenciarem e reconstruírem um tecido afetado.
Justamente por isso que os serviços de coleta e armazenamento são oferecidos e uma grande parte dos pais está optando por guardar as células-tronco do cordão de seus bebês. Assim, quando sua utilização é necessária, elas estarão imediatamente disponíveis, sem o drama das longas e buscas sem sucesso, sem falar da enorme possibilidade de rejeição.
Segundo estes estudos relacionados as células-tronco há uma enorme possibilidade das futuras gerações terem uma melhor qualidade de vida através da cura de doenças que hoje são incuráveis.
Por outro lado existe a questão que para salvar uma vida estamos automaticamente tirando a vida de um ser vivo, ainda à outra questão a ser refletida que é a religião, pois Deus nos deu à vida e somente ele poderá tira - lá. É um assunto merece muita discussão para que não haja nenhuma medida que venhamos á nos arrepender futuramente.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Tarefa 1-Comentários

Comentários que fiz:



Biologia - Tarefa 1

A biologia tem grande importância em nosso viver, tanto é que ela estuda a vida, pois estes estudos envolvem vários temas relacionados a vida, é através deles que podemos prolongar a nossa sobrevivência na terra, previnindo-se de doenças, preservando a natureza, respeitando os animais e assim respeitando á nos mesmos. A biologia é a ciência que estuda os seres vivos e a forma como eles interagem no ambiente. Em nosso dia-a-dia enxergamos a biologia como uma ciência que investiga o nosso corpo, os animais e o ambiente. São através dessas investigações que descobrimos a cura de doenças, uma alimentação mais saudável, os benefícios e descobrimento das ervas, remédios, vacinas, etc. Ela está presente desde ao nosso café da manhã até os objetos que nós utilizamos no nosso cotidiano, pois com os seus estudos descobrimos como e onde podemos usufruir da natureza, gerando descobertas que desenvolvidas geram saúde, tecnologia e praticidade.

A biologia é subdividida em diversas áreas, tais como, botânica, zoologia, micologia, virologia, citologia ou biologia celular, genética, biologia molecular, fisiologia, biologia de sistemas, biologia da conservação, bioética, biotecnologia, a biologia do desenvolvimento que é a disciplina da biologia que estuda o desenvolvimento dos seres vivos em suas diversas fases, abrangendo o crescimento e a diferenciação celular, e a morfogênese, a embriologia é um campo da biologia do desenvolvimento que estuda o desenvolvimento desde a formação do zigoto até o fim do desenvolvimento embrionário, a biologia evolutiva que é uma subdivisão da biologia que estuda a origem e a descendência das espécies, como suas mudanças ao longo do tempo, ou seja, sua evolução, a bacteriologia que é a ciência que estuda a morfologia, ecologia, genética e bioquimica das bactérias bem como outros muitos aspectos relacionados com elas. É uma parte ou ramo da biologia e é de grande importância para o homem por seus envolvimentos médicos, imunologia que é o ramo da biologia que estuda o sistema imunitário (ou imunológico). Ele lida, entre outras coisas, como o funcionamento fisiológico do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não, mau funcionamento do sistema imune em casos de doenças imunológicas e a Ecologia que é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem, encarregada de estudar a abundância e distribuição dos seres vivos no planeta Terra, tem extrema importância pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia.

A biologia tem muito a ser estudada, mas seus longos e complexos anos de estudo já foram suficientes pra entendermos o surgimento de diversos seres existentes no planeta até a forma de prevenir doenças e a melhor utilização da natureza em nossa vida.